EmEm 1º de janeiro de 2020, a convite casual de minha amiga Lenara , eu pulei no mundo da criptoarte. Desde então, ele tomou conta de muito do meu tempo, se encaixando perfeitamente - e me mantendo insanamente ocupado durante - a crise global do COVID. Mas contarei minha própria história em outra ocasião. O objetivo desta postagem é oferecer uma introdução rápida e fácil ao conceito de criptoarte.
Aqui está um explicador tão simples quanto posso reunir. (Para qualquer criptoartista que esteja lendo este artigo - este artigo destina-se aos não iniciados. Sinta-se à vontade para adicionar o que você acha que as pessoas precisam saber nos comentários.)
1É uma forma de introduzir escassez e valor para a arte na forma digital. Imagine: Picasso pinta uma tela e a assina. Por ser escassa e única, essa tela vale milhões. Enquanto isso, a mesma imagem recriada como uma impressão de arte de edição limitada é menos valiosa, um cartão-postal na loja de presentes ainda menos e reproduções infinitas da imagem na Internet podem ser obtidas gratuitamente.
A arte digital é infinitamente multiplicável sem perda de qualidade. O Cryptoart funciona adicionando uma assinatura única e indelével a um arquivo digital, chamada de “ tokenização” ou “cunhagem” no blockchain - uma tecnologia que atua como um livro-razão permanente ou registro distribuído por muitos computadores em vez de um central. Este token não fungível (também conhecido como NFT) representa um valor de escassez para a arte associada. O detentor do token pode desfrutar desse valor ou vendê-lo ou oferecê-lo a outra pessoa, mas apenas aqueles que possuem o token podem “possuir” aquela obra de arte assinada em blockchain, mesmo que cópias não assinadas possam circular livremente. O artista retém os direitos autorais.
O mercado de criptografia tem crescido rapidamente. Obras de arte tokenizadas são negociadas em criptomoeda, que pode ser convertida em moeda normal, como dólares ou euros - o que os usuários de criptografia chamam de “fiat”. *
2Está reunindo comunidades de artistas de todo o mundo - mesmo durante, e talvez por causa da pandemia. Para alguns, esta é a primeira vez que pessoas que fizeram arte por conta própria encontraram uma comunidade. Artistas em criptografia são de todo o mundo e se comunicam e se reúnem constantemente em espaços de reunião virtuais (o Metaverso) - incluindo um mundo virtual semelhante ao Minecraft chamado Cryptovoxels , que é inteiramente dedicado à arte. O espaço está totalmente aberto a qualquer pessoa que queira mergulhar, aprender e experimentar coisas novas. As conversas estão surgindo em locais virtuais como Cent (uma plataforma de blog de mídia social semelhante ao Facebook no blockchain), em conferências virtuais no Instagram Live, Twitch e Crowdcast, e em aplicativos de mensagens como Discord e Telegram.
3 -É uma forma de repensar a arte e as economias da arte. Os artistas atraídos para esta plataforma tendem a ter ideias fortes sobre como derrubar as economias tradicionais da arte. Exemplo: Dada.art experimenta em arte colaborativa e um mecanismo financeiro para recompensar o esforço e a cooperação. Repensar valor e economia no espaço da arte parece-me ser a vanguarda de repensar os fundamentos de nossos sistemas atuais de valor e recompensa e suas implicações sociais.
4 -É pioneiro em novas estéticas e parece ser um movimento por si só. A variedade da arte também é fascinante. O espaço atrai pessoas que trabalham com arte generativa, ilustração digital, arte glitch / gif, colagem de vídeo, arte de IA e, mais recentemente, obras de arte feitas em RV. O espaço está aberto para experimentação e é uma boa maneira de ver que tipo de arte as pessoas estão fazendo e um bom lugar para trocar habilidades e suporte. Há uma sensação de empolgação conforme as pessoas se comunicam e produzem obras de arte - talvez como o espírito do movimento Dada do início do século 20. Eu também acho que a cryptoart tem uma afinidade com os movimentos Mail art e DIY zine, já que um de seus valores centrais é democratizar a produção de arte.
Embora tudo isso seja empolgante e seja possível ganhar dinheiro, não é a coisa mais fácil de começar. Isso tudo é tão novo que há muito pouca documentação sobre como configurar (ou qualquer documentação tende a se tornar obsoleta quase instantaneamente porque as coisas mudam em um ritmo impressionante) - então, esteja preparado para ser paciente, estar disposto a pedir ajuda de estranhos, para dedicar muito tempo para aprender e para ter uma atitude de abertura e reciprocidade.
Mais duas advertências. Embora a comunidade de criptoartes seja geralmente receptiva e favorável aos recém-chegados, ela também é afetada por trollers e personagens barulhentos e competitivos com posturas às vezes reacionárias, às vezes ofensivas. Afinal, ainda é a internet! Tente ficar fora da linha de fogo e, em vez disso, procure pessoas que você possa respeitar e confiar. Comunidades ativas de criptografia e discussões abundam no Telegram, Discord e Twitter.
Em segundo lugar, no momento da redação deste artigo, as taxas de transação cobradas por cada peça tokenizada, vendida ou presenteada (conhecida como “ gás ”) explodiram nas últimas semanas, com breves períodos de retorno a uma taxa razoável. Isso afetou profundamente os artistas e torna este um momento estranho para embarcar. Vários membros da comunidade estão procurando uma solução para este problema, portanto, fique ligado.